Dúvidas Frequentes

Dúvidas
EU PRECISO SER UM FOTÓGRAFO EXPERIENTE OU PROFISSIONAL?

Nossas viagens estão abertas para quem gosta de fotografar, independente do nível fotográfico. O limite de participantes é feito de acordo com a localidade e o número de professores, deste forma podemos oferecer atendimento e suporte personalizados para suas necessidades.

Para iniciantes, os fundamentos fotográficos serão o foco principal. Você receberá instruções de como usar as várias configurações de abertura e velocidade do obturador corretamente.

Se você já domina os fundamentos, vamos trabalhar na composição de imagens, uso de filtros ou técnicas criativas, como longa exposição, HDR e panoramas.

Quais as vantagens em participar de uma expedição fotográfica?

Nossos roteiros são exclusivamente desenhados para a prática fotográfica sob orientação de um fotógrafo profissional. Fazemos uma pesquisa prévia para determinar as principais localidade sob a melhor condição de luz, levando em conta diversos fatores como direção da luz, posicionamento fotográfico, segurança e deslocamento. Desta forma otimizamos o nosso tempo e aumentamos a possibilidade em produzir as melhores fotografias, assim como elevar o nível da nossa experiência.

Criamos uma estrutura própria para o grupo e muitas vezes conseguimos estar sozinhos em uma locação fotográfica de forma segura e confortável, criando uma atmosfera agradável que proporciona momentos inesquecíveis.

QUAL O PERFIL ADEQUADO PARA PARTICIPAR DE UMA EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA?

Nossas expedições são adequadas para quem gosta de praticar fotografia, viajar para lugares incríveis, explorar novas culturas, conhecer diferentes gastronomias, entrar em contato seja com a natureza exótica ou mesmo com personagens inusitados! Amigos e/ou companheiros(as) não-fotógrafos são muito bem-vindos.

Como funciona a parte fotográfica?

Antes mesmo da viagem, enviamos um checklist com os equipamentos e acessórios sugeridos de acordo com o roteiro. Antes de cairmos na estrada é feita uma reunião sobre o roteiro mostrando as possibilidades fotográficas e para a maioria dos roteiros é enviado um Guia Prático com fotos e dicas.
Durante a expedição, os nossos Tour Leaders orientam de forma coletiva e individual como aproveitar as melhores oportunidades fotográficas e os participantes tem total liberdade para tirar dúvidas técnicas, sobre composição e outras temas relacionados a Expedição.

Quais itens estão inclusos?

Os nossos preços sempre incluem todas as acomodações, traslados privativo (VAN ou similar), café da manhã, seguro viagem, entradas nos monumentos descritos no roteiro e a assistência orientada de um fotógrafo profissional.

Os voos geralmente não estão incluídos, assim como atividades/excursões opcionais.

Todos os roteiros tem a descrição detalhada das atividades e quais serviços estão incluídos e excluídos.

Como reservo os meus voos nacionais e/ou internacionais?

Nós informamos os voos sugestões, desta forma você tem total liberdade para usar a agência de sua preferência ou emitir por algum site de passagens aéreas. Em algumas Expedições emitimos os voos domésticos para facilitar a logística e garantir a segurança de manter o grupo junto.

Posso viajar com milhas?

Absolutamente, sim! Muitos destinos apresentam ótimas opções para usar as suas milhas, basta chegar na data e no local indicados no Roteiro. Recomendamos chegar um dia antes para evitar possíveis contratempos.

Quais equipamentos devo levar?

Não exigimos nenhum equipamento especifico, alguns alunos por exemplo participam com câmeras compactas e/ou celular que é objetivo deles.

A nossa viagem é desenhada para a prática fotográfica então você conseguirá fotografar as cenas, mas para aproveitar as diversas oportunidades enviamos um checklist completo de acordo com o perfil da expedição. Estamos sempre disponíveis para esclarecer dúvidas sobre estas questões.

Posso levar um acompanhante?

Sim, todos os participantes são mais que bem-vindos em nossas expedições, mesmo que não sejam fotógrafos. Os acompanhantes poderão desfrutar de uma viagem que foi cuidadosamente organizada. Teremos o prazer de informar sobre as várias alternativas que cada local oferece.

Qual o tamanho dos grupos?

A quantidade de participantes pode variar de acordo com o roteiro, mas o número médio é de 8 pessoas e para grupos maiores do que 12 pessoas, sempre que possível haverá um 2o fotógrafo.

Vou receber orientação em como usar a minha câmera nova?

Teremos todo o prazer em ajudá-lo, mas se você ainda não usou sua câmera, ou seu conhecimento sobre fotografia é muito básico, a nossa expedição será particularmente útil para você. O ideal é que você já esteja familiarizado com a sua câmera e também levar o manual do usuário com você, pois as funções variam de acordo com o modelo e a marca.

O básico permanecerá o mesmo, não importa qual câmera você tenha (por exemplo, uso da velocidade do obturador e abertura) e desta forma somos 100% capazes de ajudar você tanto a utilizar a câmera, quanto a desenvolver o seu olhar fotográfico.

Você pode atender às minhas restrições alimentares?

Vamos tentar o nosso melhor para atender a quaisquer necessidades alimentares, nem sempre poderemos garantir devido a hospedagem em locais mais remotos. Vamos sempre trabalhar em conjunto para chegar a uma solução. Contanto que você nos informe sobre quaisquer requisitos ou alergias ao reservar sua viagem, faremos o possível para atender a todas as suas necessidades.

Existe alguma restrição de idade?

Nós não temos nenhuma barreira e já tivemos participantes entre 13 e 75 anos. É necessário apenas cumprir os requisitos legais para menores de 18 anos. Se você estiver inseguro sobre sua aptidão para participar em uma de nossas viagens, entre em contato conosco diretamente e forneceremos todas as informações necessárias.

Preciso de seguro de viagem?

Nós fornecemos o Seguro Viagem da Intermac - www.intermacseguros.com.br.  Recomendamos sempre visitar o site e ler todas as condições da apólice de seguro, coberturas e responsabilidades inclusas.

Posso reservar acomodação extra para uma estadia de pré e / ou pós viagem?

Sempre incentivamos que os clientes aproveitem ao máximo a sua viagem, seja antes ou depois da Expedição, o importante é que você encontre o grupo na data e no local indicado no roteiro.

É necessário dar gorjeta?

Os nossos Tour Leaders e guias turísticos locais sempre informam como proceder e quais os costumes de cada localidade.

Minha condição médica pré-existente será um problema?

Faz parte de nossa política exigir a comunicação de quaisquer condições médicas pré-existentes antes de viajar conosco. Esta é a melhor maneira para resolver um possível problema. Se você não tiver certeza se está apto ou não, entre em contato conosco e passaremos todas as informações necessárias sobre a Expedição desejada.

ALGUMA SUGESTÃO SOBRE TELEFONIA CELULAR/CHIP?

A telefonia celular nos dias de hoje se tornou um grande aliado dos fotógrafos, seja para pesquisa de localidades seja para divulgação dos trabalhos nas redes sociais. É sempre importante verificar antecipadamente os custos e serviços que a sua operadora no Brasil ou no país que você vive, oferece para viagens internacionais. Algumas vezes pode ser mais vantajoso, adquirir um chip na localidade desejada, apenas por aquele período da viagem.

QUANTAS HORAS POR DIA PASSAMOS FOTOGRAFANDO?

Em dias normais, sem grandes deslocamentos passamos entre 6 e 9 horas fotografando, mas isso é muito dinâmico em função do roteiro e do clima. Por exemplo, um dia com uma condição climática muito favorável podemos prolongar esse tempo para fazer uma saída dedicada a fotografia noturna ou uma caçada a Aurora Boreal.

NOSSO TOUR LÍDER TAMBÉM FOTOGRAFA?

Sim certamente! Durante a expedição, teremos inúmeras oportunidades fotográficas e nosso Tour Líder estará ao seu lado compartilhando desse momento. Algumas situações ele pode até sair na frente a procura de um novo ponto de vista, que pode ou não funcionar.

Um dos pontos altos de uma expedição é a troca de informações e experiências entre os participantes, no qual o Tour Líder participa ativamente.

E SE A PREVISÃO DO TEMPO NÃO COLABORAR?

Algumas de nossas melhores e mais impactantes imagens são feitas em condições meteorológicas adversas. Isso não quer dizer que iremos arriscar sair no meio de uma tempestade de raios e granizos simplesmente para um resultado fotográfico diferenciado.

Sempre trabalhamos com planos alternativos, seja fotografar em lugares abrigados, como igrejas, estruturas arquitetônicas interessantes, sessões para dicas de edição fotográfica com Lightroom e Photoshop ou até assistir exposições a outras atrações culturais que possam ser interessantes.

Desta forma aproveitamos ao máximo qualquer oportunidade que inclua o mau tempo.

PRECISO OU POSSO LEVAR MEU NOTEBOOK?

Sempre recomendamos levar o notebook, porém é um item opcional. Conforme mencionado no item anterior, podem haver sessões para tratamento de imagens, além disso você pode copiar e editar o seu material fotográfico durante a viagem. Dessa forma, pode aprender com os erros cometidos para que não se repitam no dia seguinte e compartilhar momentos durante a sua viagem.

VOCÊS OFERECEM CURSOS OU AULAS PARTICULARES?

Sim, a Escola de Fotografia Visual Arts oferece uma gama completa de cursos e workshops, incluindo cursos específicos para fotografia de paisagem.

Nossos cursos personalizados atendem todo o conteúdo oferecido pela escola, ou seja desde a parte fundamental - teoria, equipamento e composição, fotográfica prática e tratamento de imagens. O conteúdo das aulas pode ser elaborado de acordo com a sua necessidade.

QUAL DOCUMENTAÇÃO DEVO LEVAR?

Cada destino exige uma documentação diferente. Se você é brasileiro e está viajando dentro do território nacional, a sua carteira de identidade basta. Se for um estrangeiro, deve consultar a documentação exigida pelo Brasil para a sua nacionalidade.

Em relação aos destinos internacionais, além do passaporte pode ser necessário um Visto e o Atestado da vacina de febre amarela, mas passamos todas essas informações de forma detalhada.